sábado, 26 de dezembro de 2009

"Consciência da vida"

"Das utopias
Mário Quintana

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"


Hoje eu acordei meio assim... de ressaca. Ressaca do ócio, e permaneci sem fazer quase nada o dia todo. Ando cansaaaaada. E confusa. Para completar uma dor de cabeça infeliz me acompanha dia após dia, resistindo a doses e mais doses dos analgésicos.

Assisti Veronika decide morrer. Estranho ter me interessado pelo filme porque já desisti da leitura do livro há alguns anos... Talvez não fosse ainda a hora de absorver a história de Paulo Coelho. Naqueles anos, eu não estava pronta pra compreender a idéia de que o depressivo precisa de um medicamento bem mais eficaz do que qualquer comprimido da felicidade: precisa ter "consciência da vida". Pra falar a verdade, não acreditava nem nos próprios remédios.

Agora 2010 já se aproxima, e traz com ele a responsabilidade de transformar meus dias. Nunca tive tanta certeza de que esta mudança depende, em sua maior parte, de mim. Também nunca estive tão disposta a empreendê-la.

Aliás, já comecei. Estou reaprendendo a sonhar.

Tomei consciência da vida? Talvez.
Sei que decidi aceitar a vida como ela é, com suas perdas, suas dores, seus desamores. Por saber que a vida nem sempre é como a gente deseja, mas é sempre melhor quando a gente não se entrega.

Que 2010 seja dez (trocadilho mais besta! ouvi no rádio ontem.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário