segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Livro dos significados dela


Texto antigo.

Interessante falar disso. Alguém aí já pensou em pegar um papel e escrever tudo – ou pelo menos aquilo que for possível lembrar – que tenha algum significado e importância na sua vida? Se o fizer vai notar algumas coisas.

Primeiro que os significados presentes hoje podem não ter significado algum no futuro ou não ter tido valor no seu passado. Depois, que significados importantes do passado também podem não valer mais nada agora. E por isso você às vezes teme pela permanência do que há de importante hoje na sua vida.

Assim somos nós. Transitórios. Passageiros. Indefinidos. Valores e significados em mutação. Só não muda quem está morto.

Antes ela temia o som forte da voz dele. Agora já enfrenta. Fala alto. Repete a fala. Explica, se necessário. Sem chorar nem gaguejar. Medo foi significado dela no passado. Hoje, na relação com ele, ela é coragem. Melhor, é desafio. Assim põe para fora. Necessita dizer: “ei, estou aqui, só que não mais a sua disposição”. Que venham, então, as conseqüências.

Com outro alguém, ela era forte. Ao menos se mantinha firme independente do retorno de qualquer sentimento que tivesse por esta pessoa. Hoje mudou. Escancarou o coração, deixou o amor entrar. É refém do sentimento. Faz o que o amor mandar. Perde o orgulho! Fala manso. Chora. Implora. Briga. Esperneia e sempre volta atrás. Se este alguém lhe manda ir embora, ela vai. E, se chamar, com certeza, ela volta. Porque você está escrito no livro dos significados dela em letras garrafais.

Um comentário:

  1. Adorei o texto. Antigo pra você e bem recente para qualquer pessoa, em qualquer circuntância. Porque, assim como disse,"...Assim somos nós. Transitórios. Passageiros. Indefinidos. Valores e significados em mutação". Beijos

    ResponderExcluir